Para obter os melhores resultados, é indicado que a equipe de liderança da instituição de ensino esteja envolvida com a temática de inovação pedagógica, assumindo a iniciativa e coordenando as atividades na instituição.
Para isso, sugerimos algumas etapas que conduzirão o programa APEI-50 ao sucesso em sua instituição:
Sugerimos que seja feita uma apresentação inicial da proposta aos professores, explicando o objetivo da participação e a expectativa sobre o potencial de melhorias da instituição com o resultado das avaliações;
Quanto maior for a adesão pelo corpo docente, mais próximo à realidade será o cenário obtido nos resultados apresentados pelos instrumentos de avaliação. Por isso, é importante motivar os professores a preencher o questionário individualmente;
Após obtenção dos resultados, que serão disponibilizados à sua instituição mediante acesso no sistema digital APEI-50, sugerimos a organização de um grupo de trabalho multidisciplinar para análise de eficácia e desenho do plano de ação;
Após análise dos resultados, é de suma importância delinear um plano de ação para investimento em tecnologias educacionais e formação docente, com propostas claras, papéis de responsabilidades e prazo para as tarefas. É importante também que ele seja exequível e adequado à realidade da sua instituição.