O programa APEI-50 possui três pilares considerados como estratégicos para análise do processo de inovação educacional.
Analisa o uso eficaz das tecnologias digitais em estratégias de ensino e aprendizagem em sala de aula pelo corpo docente e, consequentemente, maior adesão e desenvolvimento do corpo discente.
Foca na análise da contribuição das estratégias, com apoio dos recursos tecnológicos, para o desenvolvimento das oito competências elencadas pelo Conselho Europeu (2017) como chave para formação do cidadão no século XXI, além das competências apresentadas pela BNCC (2018) e UNESCO (2008)
Reflete a capacidade do corpo docente de se atualizar e inovar no contexto educacional, propiciando o uso das melhores práticas pedagógicas e de ensino, com o apoio de ferramentas tecnológicas digitais, em suas aulas.
São esses pilares que norteiam a avaliação individual de cada integrante do corpo docente. Por isso, ao compilar os dados para uma análise sistêmica da instituição de ensino, geramos conhecimento para que seja possível delinear um plano de ação eficaz em prol da melhoria da aprendizagem.