Goldberg, L.R. (1982). From Ace to Zombie: Some explorations in the language of personality. In C.D. Spielberger & J.N. Butcher (Eds.), Advances in personality assessment, Vol. 1. Hillsdale, NJ: Erlbaum.
Cattell, R. B.; Marshall, MB; Georgiades, S (1957). Personality and motivation: Structure and measurement. Journal of Personality Disorders. 19 (1): 53–67. PMID 15899720. doi:10.1521/pedi.19.1.53.62180
BATES, T. Educar na era digital: design, ensino e aprendizagem / A.W. (Tony) Bates (tradução João Mattar). 1ª. Ed., São Paulo: Artesanato Educacional, 2017 (Coleção Tecnologia Educacional; 8). Titulo original: Teaching in a digital age: guidelines for desgning teaching and learning.
CECCON, C. VELZEN, B. v. Planejamento REMAR – Planejamento para a ação: características de um plano inteligente. In: Mestres da mudança: liderar escolas com a cabeça e o coração: um guia para gestores escolares / organização CECIP. Porto Alegre: Artmed, 2006.
HORN, M. B; STAKER, H. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015.