O PROGRAMA

Sabemos o quão desafiante é preparar as novas gerações para seus projetos pessoais e para as necessidades do mercado de trabalho, para onde, em um futuro próximo, irão se dirigir nossos estudantes.

Para elevar os índices de qualidade da educação no País e obtermos êxito na formação de nossas crianças e jovens, é preciso inovar! Neste contexto, as tecnologias digitais e as metodologias ativas são recursos-chave no processo de ensino e aprendizagem. Foi pensando nisso que demos vida ao programa APEI-50.


OBJETIVO DO PROGRAMA

Nosso programa visa auxiliar as lideranças educacionais a avaliarem o quanto a instituição vem inovando, além de planejar estratégias de intervenção, investimento em tecnologias digitais e formação docente que contribuam para melhores oportunidades de aprendizagem.

Acreditamos que os resultados obtidos por meio do APEI-50 fomentarão as discussões pertinentes para avançar rumo à uma nova educação, que faça mais sentido para os alunos e colabore com o desenvolvimento das competências exigidas aos cidadãos do século XXI.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Defendemos que a prática da gestão participativa leva à educação de qualidade, fortalecendo a comunidade institucional. Por isso, convidamos você a fazer parte deste processo, transformando sua instituição de ensino para que atinja os diferentes indicadores de qualidade.

Dessa forma, colocaremos, juntos, o Brasil em um novo patamar educacional, sendo reconhecido pela qualidade intelectual do seu povo, alcançada com a formação de nossos alunos, com base nas melhores práticas de ensino.

MISSÃO

Colaborar e potencializar o trabalho que a instituição desenvolve junto aos alunos, por meio de práticas inovadoras que engajem, cada vez mais, os alunos em oportunidades de aprendizagem significativa formando novos cidadãos do Século XXI, conforme competências sugeridas, por exemplo, pela UNESCO.

PROPÓSITO

Apoiar e promover a inovação na educação como recurso para a melhoria do ensino no Brasil.


PROGRAMA APEI-50

Confira em detalhes informações que auxiliarão no entendimento e na aplicação do APEI-50 em sua instituição.

O QUE É

As estratégias de ensino, apoiadas pelas tecnologias digitais, podem colaborar para uma aprendizagem significativa, desenvolvendo em nossos estudantes competências cognitivas básicas, digitais e socioemocionais necessárias aos cidadãos do século XXI.

Para isso, a equipe docente precisa ter as competências adequadas para se manter atualizada, implementar metodologias ativas e conduzir atividades pedagógicas alinhadas ao perfil e às necessidades dos educandos, personalizando-as individualmente.

Foi à partir dessa análise que desenvolvemos os indicadores que compõem o programa APEI-50, que visa a avaliar a prática docente para promover estratégias educacionais inovadoras nas instituições de ensino.

Ao participar do programa, com o apoio do corpo docente da instituição de ensino, os líderes educacionais conseguirão diagnosticar pontos de melhoria e delinear planos de ação para elevar a qualidade da educação em suas instituições.



O INSTITUTO CRESCER

Conheça outras iniciativas do Instituto Crescer.

Fundado em 2000, com sede em São Paulo e atuação global, o Instituto Crescer tem na Educação o seu foco principal, implementando projetos relacionados à formação de educadores, qualificação profissional de jovens e desenvolvimento comunitário.

Com o programa APEI-50 visamos contribuir com ferramentas para gerar conhecimento sobre o status quo da instituição e relacionar pontos positivos e desafios para a inovação educacional, auxiliando no desenvolvimento e na aplicação das melhores práticas em prol da formação de nossos alunos.